WordPress.org vs WordPress.com: Qual é a diferença?

WordPress

Ano após ano, o WordPress é classificado como uma das principais ferramentas de criação de sites disponíveis. Este software CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) fácil de usar é amigável ao iniciante, oferece uma variedade de planos e permite que você crie e gerencie rapidamente um site exclusivo e funcional para seus visitantes.

Se você deseja criar um site no WordPress, uma das primeiras perguntas que poderá fazer é: “Qual é a diferença entre o WordPress.org e o WordPress.com?”

WordPress.org é uma plataforma gratuita, auto-hospedada, na qual você compra e gerencia todos os aspectos do seu site, incluindo seu nome de domínio, complementos, segurança e código. O WordPress.com hospeda seu site para você, oferece vários planos de pagamento, fornece acesso a um nome de domínio e vários recursos padrão.

Prós e contras de auto-hospedagem
Há uma abundância de benefícios provenientes da auto-hospedagem do seu site WordPress, como você faria com um site WordPress.org. No entanto, também há muitos desafios a serem observados que geralmente tornam os planos do WordPress.com preferíveis.

Os profissionais da auto-hospedagem incluem ter controle total sobre tudo que acontece na criação do seu website e a capacidade de gerenciar a segurança do seu website e editar o código do seu website. Você também tem a oportunidade de encontrar, comprar e instalar um provedor de hospedagem de sua escolha, criar um nome de domínio personalizado e encontrar diferentes temas, plug-ins e complementos que funcionem para seu site e suas necessidades. Se você escolher a rota de hospedagem própria, use a plataforma WordPress gratuitamente.

Os contras de auto-hospedagem incluem ter que realmente gastar o tempo para encontrar, comprar e instalar um provedor de hospedagem de terceiros ideal para o seu site, aprender como criar um nome de domínio e identificar os temas, plug-ins e complementos que faz mais sentido para o seu site. Você também precisa ter algum tipo de conhecimento em desenvolvimento da web, pois é quem gerencia o código e as atualizações do seu website.

Personalização do WordPress
WordPress é um CMS completamente personalizável. Com a ajuda de centenas de temas WordPress e modelos disponíveis hoje, você pode conseguir praticamente qualquer aparência imaginável, personalizando todos os elementos do seu site.

Personalização do WordPress.org
Com o WordPress.org, você precisa encontrar e instalar os temas de terceiros desejados, como StudioPress, Pixelgrade e Stylemix Themes, por conta própria. O WordPress não oferece acesso aos seus temas gratuitos da mesma forma que o WordPress.com, de modo que o nível de personalização que você deseja alcançar depende de sua própria pesquisa de tema e das opções que você decide implementar em seu site.

Personalização do WordPress.com
A versão gratuita do WordPress.com vem com dezenas de temas gratuitos que você pode escolher e implementar em seu site. O plano gratuito não permite adicionar temas de terceiros ou premium ao seu site.

No entanto, com um plano pago, você pode usar temas premium de terceiros como faria com um site WordPress.org. Se você escolher essa rota, o WordPress.com permite que você instale facilmente seu tema de terceiros ou premium para que você possa começar a personalizar seu site em apenas alguns minutos.

Website WordPress e Integração de Mídia Social
Não é segredo que o marketing de mídia social se tornou uma tática poderosa para promover marcas, produtos e websites hoje. A integração do seu site WordPress com seus canais de mídia social é uma maneira fácil de gerenciar todas as suas interações em um só lugar, ampliar seu impacto e aumentar as conversões. Também é uma ótima maneira de garantir aos visitantes do seu website os seus canais de mídia social e vice-versa.

Integração de Mídia Social do WordPress.org
O WordPress.org não vem com nenhuma integração de canal de mídia social. Você precisará instalar plug-ins em seu website para ativar o compartilhamento e a integração de mídia social. Há uma série de plugins de mídia social disponíveis na biblioteca de plugins, como o Social Media Widget da Acurax e Jetpack, para ajudá-lo com tarefas como postar mídias sociais do seu site e criar lindas barras laterais com links para todas as suas contas sociais. seu site.

Integração de Mídia Social do WordPress.com
Com uma conta gratuita do WordPress.com, você pode integrar seu próprio site com contas de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e muito mais. Isso só vai exigir um pouco de trabalho do seu lado. Ao divulgar seu site ou conectá-lo a várias contas sociais diferentes, você pode integrar suas contas e acessá-las a partir do seu painel do WordPress.

Se você tem uma conta paga no WordPress, toda integração de mídia social vem incluída e pronta para uso, para que você possa acessar todas as suas contas sociais do WordPress com o clique de um botão.

Plugins do WordPress
Se você deseja adicionar à variedade de recursos que você tem em seu site WordPress, você precisará instalar plug-ins. Os plug-ins são como você aprimora a funcionalidade do seu site, adicionando recursos que não são fornecidos com o software. Como existem mais de 56.000 opções disponíveis, criamos uma lista de 25 dos melhores plugins do WordPress para ajudar você a começar.

Plugins WordPress.org
Você precisará encontrar e instalar plug-ins com um site do WordPress.org. Como o WordPress.org é simplesmente uma plataforma e não há recursos que vêm de acordo com o plano, você deve instalar alguns plug-ins por conta própria. Você pode procurar tópicos específicos ou coisas que você precisa na biblioteca de plugins do WordPress para restringir os milhares de resultados de pesquisa e encontrar uma opção adequada às suas necessidades específicas.

Plugins do WordPress.com
Com os planos do WordPress.com, algumas mídias sociais, interação com o cliente e recursos relacionados à análise (que não vêm de fábrica com um plano do WordPress.org) como compartilhamento, estatísticas, comentários e enquetes, são incluídos automaticamente. Para adicionar a esses recursos padrão, você pode instalar plugins compatíveis com o WordPress de sua escolha. Se você pagar pelo plano mais caro do WordPress.com, também poderá instalar plug-ins personalizados.

Suporte WordPress
Ao construir seu site, você pode encontrar um obstáculo aqui ou ali, ou ter uma dúvida sobre como concluir uma tarefa. O WordPress tem níveis variados de suporte com base no plano escolhido.

Suporte WordPress.org
Com o WordPress.org, você está praticamente sozinho quando se trata de suporte ao cliente, já que este plano não fornece nenhum acesso à assistência individual. Em vez disso, você pode acessar a página de suporte do WordPress.org, que contém vários fóruns que você pode usar para solucionar problemas. Além disso, você pode sempre procurar por respostas para suas perguntas na internet.

Suporte WordPress.com
Os usuários do plano gratuito do WordPress.com podem aproveitar o suporte da comunidade e os fóruns disponíveis, que são semelhantes às páginas de suporte às quais os usuários do WordPress.org têm acesso. Este é um nível muito básico de suporte que faz com que você faça a maior parte de sua própria solução de problemas.

Se você é um usuário pago do WordPress.com, terá acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a chat ao vivo e suporte por e-mail com especialistas do WordPress, além do suporte e fóruns da comunidade.

Finalizando

Entender as principais diferenças entre o WordPress.org e os vários planos do WordPress.com é fundamental para determinar qual tipo de site atende melhor às suas necessidades. O WordPress.org é uma ótima opção se você deseja ter controle total sobre todos os aspectos do seu site. WordPress.com é preferível se você precisar de alguma ajuda para construir seu site e quiser mais automação.

Depois de revisar e considerar todas as opções de plano, você pode começar baixando sua conta do WordPress.org ou do WordPress.com e utilizando a variedade de recursos que você tem acesso para criar um site perfeito para suas necessidades específicas.